Muros, Grades e Alarmes

Quem já viajou bastante pelo país sabe que há uma diferença muito grande entre cidades e mesmo, entre bairros de uma mesma cidade.

Algo que sempre preocupa quem vai se mudar para um lugar novo, é a segurança e neste sentido, como saber onde estamos nos metendo?

Perguntar na imobiliária em Bauru, antes de fechar um negócio, não resolve muita coisa e conversar com os novos vizinhos também pode não ser de grande valia.

Principalmente, porque no Brasil atual, as pessoas vivem com medo, sendo ele justificado, ou não e isso é visível, pela maior ou menor presença do aparato tradicional de segurança.

Em qualquer cidade grande, há bairros inteiros em que não se vê uma única casa sem grades, cercas elétricas, portões automáticos e afins.

Mas, a simples existência destes itens não significa que o bairro seja mais, ou menos perigoso.

Da mesma forma, o fato de terem ocorrido alguns assaltos em determinados períodos também não significa nada.

Sobretudo, porque, com poucas exceções, a maioria dos bairros e cidades, enfrenta problemas ocasionais, não contínuos. casas e apartamentos com imobiliaria

Mas, diante de uma sensação generalizada de insegurança, basta uma ocorrência, para que as pessoas prefiram viver trancadas e com medo.

Este, é apenas mais um triste componente do chamado “custo Brasil”, que tem pouco a ver com dinheiro, mas, muito, com a percepção que temos de nós mesmos.

Padrão